IDIOMAS

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Atividades de Alfabetização


Nas quintas-feiras estamos atendendo um grupo também formado por crianças de A30 (3º ano) e B10 (4º ano). Só que as crianças de A30 estão em processo de alfabetização... então buscamos atividades direcionadas a desestabilizar (ou estabilizar) a hipótese das crianças com relação a escrita.

Hoje trabalhamos com um jogo interessante do site www.escolagames.com.br, chamado "Palavras e Desenhos". Usamos esse jogo na tentativa de fazer com que uma criança lesse as palavras, pois geralmente ela lê a primeira sílaba e "adivinha" o restante da palavra. Durante o jogo e com a intervenção da professora,  a criança percebeu que sua estratégia de adivinhar as palavras estava conduzindo a erros.

Com outro grupo, utilizamos o jogo "Dado Sonoro", material enviado pelo Ministério da Educação, elaborado pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), da Universidade Federal de Pernambuco. Esse jogo tem como objetivo principal desenvolver a consciência fonológica por meio da exploração dos sons iniciais das palavras (aliteração).

Para outras crianças, com uma hipótese de escrita alfabética, trabalhamos um jogo composto por um tabuleiro com gravuras e delimitação da quantidade de letras. Dessa forma, a criança, utilizando letras móveis e partindo de gravuras, deve formar as palavras. O objetivo é fazer com que as crianças compreendam que a cada fonema corresponde uma letra ou um conjunto de letras.







3 comentários:

  1. Viva minhas amigas! Tadinhas, sempre trabalhando mto, que exploração!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Denise, por estar sempre por perto, trocando ideias e nos ouvindo!

    ResponderExcluir
  3. Queria muito uma ajuda, pois trabalho na articulação e tenho muitos indígenas e é difícil fazer com que eles entendam a nossa língua.

    ResponderExcluir