No Laboratório de Aprendizagem temos muitos alunos que estão
em processo de compreensão do nosso sistema de numeração...
Para o trabalho proposto, utilizamos palitos de cores
diferentes e cartões coloridos com numerais formados por unidade, dezena e
centena. (algarismos de 0 a 9; numerais: 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80, 90, 100)
A primeira tarefa era classificar os palitos por cor,
tamanho e forma. Algumas crianças não percebiam a diferença de formato entre os
palitos da mesma cor. Após, foi feita a contagem dos palitos.
Em seguida, cada participante colocava na mesa uma certa
quantidade de palitos. O restante do grupo deveria dizer qual quantidade estava
sobre a mesa. Cada vez que a quantidade de palitos sobre a mesa chegava a dez, o grupo formava uma dezena, amarrando os dez palitos com um elástico. A cada quantidade formada com os palitos, o grupo deveria
selecionar os cartões necessários para representá-la através de numerais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário