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quinta-feira, 24 de maio de 2012

Parecer Descritivo

Nossa Escola está em momento de avaliação trimestral. São feitos conselhos de classe participativos onde pais, alunos e professores discutem questões relativas a cada turma e as particularidades de cada aluno.

Os conselhos de classe dos alunos que atendemos no LA são realizados no turno da tarde. Neste mesmo turno, nós também somos professoras referências em turmas. Assim, ainda não é possível a nossa participação presencial nos conselhos de classe. 

Nossa comunicação com os professores dos alunos que atendemos se dá, principalmente, por meio dos pareceres descritivos. Nós elaboramos essas avaliações e enviamos para os conselhos de classe, através do SOP (Serviço de Orientação Pedagógica), que é o setor responsavél por esta intermediação.

Após alguns dias elaborando os pareceres descritivos para os conselhos de classe... voltamos a atender os alunos!

Veja abaixo um exemplo de parecer descritivo, de um aluno de B10 (4º ano):

Total de atendimentos no LA: 8
Total de presenças: 7 

O aluno demonstra ser bastante dispersivo, distraindo-se com facilidade.
Na produção textual, segmenta palavras (desmembrando uma mesma palavra em duas ou mais partes) ou aglutina palavras diferentes. Ainda não há preocupação com parágrafos e sinais de pontuação. Utiliza “QUO” para escrever a sílaba “CO”. Apresenta dificuldades para escrever palavras que tenham sílabas com sons nasais.
O aluno lê e compreende textos simples.
Na área do conhecimento lógico-matemático, lê histórias matemáticas, mas não compreende. Tem dificuldade para organizar as operações. Conta de 10 em 10  e  de 100 em 100 (até 700). Ainda está em processo de compreensão do sistema de numeração decimal (dificuldade para compreender o conceito de dezena e o valor posicional dos números). 
Sugerimos a permanência no Laboratório de Aprendizagem.


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