IDIOMAS

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Avaliações segundo trimestre

Olá pessoal! 

Terminamos mais uma etapa de elaboração dos Pareceres Descritivos dos alunos para enviar aos Conselhos de Classe das turmas.

Confessamos que é um momento bastante desgastante e difícil, pois avaliar é uma questão complexa. Tentamos ser o mais fiel possível às nossas crenças e convicções, bem como às particularidades e especificidades de cada aluno.

Após as avaliações, poderemos  reorganizar o trabalho, adequando e elaborando novas  intervenções de acordo com as necessidades de cada aluno...

Abaixo uma das avaliações enviadas para o Conselho de Classe:


EMEF SÃO PEDRO
LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM
AVALIAÇÃO – 2º TRIMESTRE – 2012

TURMA:


Total de atendimentos no LA: 9
Total de presenças: 8

Leandro participa das diferentes atividades propostas no LA. O aluno mostrou-se bastante dispersivo, distraindo-se com facilidade para observar as atividades que os colegas estão realizando.
          Com relação à Língua Materna, Leandro ainda não identifica todas as letras do alfabeto. Recorre à ordem alfabética para descobrir o nome das letras.
Na escrita, o aluno está na hipótese silábica sem valor sonoro das letras. Com intervenção, está conseguindo reconhecer o valor sonoro das vogais.
Em uma atividade de montagem de um quebra-cabeça envolvendo a relação entre figura, palavra e letra inicial, precisou de intervenção, pois não tem repertório de palavras com a escrita global ou com a letra inicial memorizadas.
Na área do conhecimento lógico-matemático, Leandro ainda não reconhece os numerais além do 10. Recorre à ordem numérica para identificar os numerais. O aluno não conserva quantidades, já que na análise dos conjuntos ainda observa apenas as questões espaciais. Leandro classifica objetos por cor e tamanho.
Na Linguagem oral, percebe-se que o aluno troca as letras “L” por “R”. Por exemplo: diz “escora” para escola, “panera” pala panela e “sarada” para salada. Nos encontros consonantais, não pronuncia o “R”. Por exemplo: “Leando” para Leandro, “faca” para fraca, “pato” para prato. Além disso, não pronuncia o som do “RR”. Ele diz: “caro” para carro, “marom” para marrom.
Sugerimos a permanência no Laboratório de Aprendizagem e o encaminhamento para avaliação com Neurologista (verificar se a família efetivou o encaminhamento já solicitado para Neurologista e se está frequentando Fono).

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