IDIOMAS

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Leitura a partir da música "Borboletinha"

Planejamos uma atividade de leitura para as crianças de A20 e A30 (2º e 3º ano) que ainda estão em processo de alfabetização.

Inicialmente nos certificamos de que as crianças conheciam a música e como ela era cantada, pois sabemos que em cada região do Brasil as músicas populares sofrem algumas variações no seu vocabulário.

A música escolhida foi "Borboletinha".

O próximo passo foi cantar com as crianças e deixá-las dramatizar a música espontaneamente.

Após, espalhamos fichas com as palavras da música sobre a mesa. Solicitamos que as crianças procurassem as fichas na ordem em que a música ia sendo cantada. Na medida em que as crianças localizavam as palavras, elas eram convidadas a colar as fichas no cartaz, compondo a música.

Por fim, realizamos a leitura da música e as crianças fizeram ilustrações.

As intervenções realizadas foram no sentido de chamar atenção para a letra inicial/final, sílaba inicial e perceber a mesma sílaba repetida em diferentes palavras; localizar no cartaz as palavras ditadas e também ler trechos selecionadas pelas professoras.















2 comentários:

  1. Parabéns, gurias!
    Muito legal poder ver meus alunos crescendo, aprendendo e se divertindo ao mesmo tempo, em busca de suas descobertas e conquistas! O trabalho de vocês faz a diferença, pra eles e pra nós em sala de aula!
    Marta Collares

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Marta!
    Muito legal "ouvir" isso!
    Você sabe que, quando se trabalha com crianças com dificuldade de aprendizagem, os avanços às vezes são tão pequenos que você chega a pensar que não está fazendo diferença...

    ResponderExcluir